Hoje, é cientificamente comprovado que essa doença aumenta em até 2x as chances do indivíduo sofrer um AVC, em 3x de sofrer um infarto, interfere diretamente no controle da diabetes, em mulheres aumenta em até 7.5x as chances de um parto pré-maturo e bebês de baixo peso, entre outros.
Uma vez formado o tártaro ou cálculo (mineralização da placa bacteriana), o paciente não conseguirá removê-lo com a escova e o fio dental, portanto somente o dentista conseguirá sanar este problema, sendo que controles periódicos são fundamentais para a longevidade do tratamento, pois pacientes que tiveram problemas periodontais, são aqueles mais susceptíveis a formação do tártaro, ou pelo tipo de saliva, alimentação ou flora bacteriana.
Quando a gengivite não é tratada, pode desenvolver-se para uma periodontite, também chamada de doença periodontal, essa infecção destroe os ligamentos e o osso que dão suporte aos dentes Em um estágio mais avançado, os dentes ficam soltos e acabem caindo. A periodontite é a principal causa da perda de dentes em adultos.
Se sua gengiva sangra, esse é o primeiro alerta que sua saúde bucal não está legal. O sangramento gengival é conseqüência do acúmulo bacteriano (biofilme dental) na superfície dos dentes. Se não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas (venenos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite. Neste estágio inicial da doença da gengiva, os danos podem ser revertidos, porém, se a gengivite não for tratada, as bactérias podem invadir os tecidos adjacentes e evoluir para uma periodontite, causando danos permanentes aos dentes e mandíbula/maxilar.
A gengiva saudável é firme, cor de rosa coral, não sangra facilmente e cobre toda a raiz do dente. Os dentes estão bem presos e o osso de suporte e as fibras do ligamento (que unem o dente, a gengiva e o osso de suporte) estão saudáveis.
É a área da odontologia especializada em gengiva, é a ciência que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais, como, placa bacteriana, gengivite, periodontite.