ortodontia2 ortodontia1

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.
O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.
O especialista neste campo é chamado de ortodontista. Os ortodontistas precisam fazer um curso de especialização, além dos cinco anos do curso regular.


Como saber se preciso de um ortodontista?

 
Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você. Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico.


Como funciona um tratamento ortodôntico eficaz?

Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.


O que é a Manutenção?

É a fase que o aparelho que foi instalado começa a funcionar. Você precisará comparecer ao nosso Consultório 1 a 2 vezes por mês. Mas cada visita sua será fundamental para vermos se tudo vai bem, para corrigirmos alguns detalhes do seu aparelho e fazer os ajustes necessários. Esperamos que todas as suas visitas sejam agradáveis e que a sua convivência com as pessoas da nossa equipe seja bastante gratificante!


Quanto tempo leva um tratamento de Ortodontia?

O tempo de tratamento ortodôntico depende de vários fatores, como:  biotipo,  idade,  sexo,  tipo de má oclusão e vários outros fatores. Após a realização de exames complementares  é possível fornecer uma previsão do tempo de tratamento para cada caso em particular. Os tempos de tratamento variam, mas pode ser concluído entre 18 e 30 meses. No caso de adultos, o tratamento pode ser um pouco mais longo, pois os ossos faciais já cessaram de crescer.