Sem título-3

Existem algumas pessoas que ao sorrir, mostram mais a gengiva que os dentes, prejudicando bastante a estética do sorriso. O problema é de nascença, mas pode ser adquirido devido a inflamações ou através do uso de algum medicamento. O sorriso gengival, como é chamado, é motivo de desconforto para diversas pessoas, mas poucos sabem que ela possui tratamento.


O QUE É PLÁSTICA GENGIVAL?
 
A plástica gengival ou gengivoplastia é um procedimento cirúrgico odontológico que tem como finalidade refazer o contorno da gengiva nos dentes e geralmente é realizado no próprio consultório do dentista. A especialidade que trata desse problema estético é a Periodontia.


COMO É FEITO?

Esse procedimento é bem simples e consiste na remoção de parte do tecido gengival, para expor melhor os dentes.  O paciente só precisa fazer exames de rotina como a radiografia e o exame de sangue. Se não houver nenhuma complicação, a cirurgia é autorizada. O pré-operatório consiste em uma limpeza local e, se necessário, uma raspagem. A operação também costuma ser bastante tranquila, rápida e indolor. Aplica-se anestesia local e com um bisturi elétrico e/ou equipamentos cortantes refaz-se o contorno das gengivas. O tempo da cirurgia varia de acordo com a quantidade de dentes que irão ser trabalhados.


COMO É O PÓS-OPERATÓRIO, CAUSA DOR?
 
O pós-operatório é de aproximadamente uma semana a dez dias. Neste período de recuperação é colocada uma massa protetora no local para que o paciente se alimente normalmente, sendo que, com a massa protetora o paciente não sente dor alguma, apenas poderá ocasionar um leve incômodo.


COMO SÃO OS RESULTADOS?
 
A mudança é evidente logo após a operação, no entanto, é possível avaliar melhor o resultado final apenas uma semana depois, quando a gengiva está totalmente cicatrizada. Após esse período, já é possível verificar uma melhora inclusive na auto-estima dos pacientes, que passam a sorrir com mais naturalidade e felicidade.


É UM PROCEDIMENTO SIMPLES QUE POSSO FAZER COM QUALQUER DENTISTA?
 
A maior cautela que os pacientes devem tomar é quanto à escolha do profissional. Apesar de ser um procedimento simples, é preciso avaliar com bastante cautela e escolher um bom especialista em periodontia, o qual deve ser hábil e muito cuidadoso, ter boa formação e experiência, para que assim o resultado seja o melhor possível.