tratamento gengivite2tratamento gengivite1

O QUE É GENGIVITE?

A gengivite é considerada a mais branda das doenças periodontais. Apesar de amena em seu estágio inicial, essa condição pode evoluir para uma doença mais grave, a periodontite. A gengivite é conhecida por causar inchaço à gengiva e sangramento, mas, em muitos casos, essas alterações são leves e pequenas, e podem passar despercebidas, o que podem ocasionar danos mais graves.


O QUE A GENGIVITE PODE CAUSAR?

O resultado dessa inflamação e infecção pode levar a um estágio mais avançado, causando uma possível destruição dos tecidos da boca que suportam e sustentam os dentes (gengiva e osso), levando à mobilidade dos dentes e, consequentemente, a sua perda. Até mesmo o caso mais leve de gengivite tem o potencial de se transformar em uma doença periodontal prejudicial, se não for tratada adequadamente.


QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS DA GENGIVITE?

Embora seja comum a gengivite não causar dor, existe alguns sinais e sintomas que podem apontar a presença da doença:

- Gengivas vermelhas ou inchadas;
- Sangramento ao escovar;
- Halitose (mau hálito);
- Sensação de gosto ruim na boca;
- Gengivas retraídas;
- Gengiva com aspecto lustroso e brilhante;
- Gengivas sensíveis ao toque e a escovação.

QUAL O TRATAMENTO IDEAL?

O principal objetivo é a redução da inflamação local. A gengivite é uma doença reversível e o tratamento é focado em reduzir a inflamação local através de uma raspagem (limpeza) que deve ser feita pelo periodontista, removendo a placa bacteriana, tártaro e qualquer outro resíduo alimentar. Essa remoção pode ser feita com instrumentos ultrassônicos, raspadores ou curetas.  Em seguida, um rigoroso polimento é feito em todos os dentes, garantindo uma superfície lisa e livre de aspereza, e diminuindo a agregação da placa. É muito importante a orientação do profissional ao paciente em relação à técnica correta de escovação, que pode variar de acordo com o grau de comprometimento da gengiva, a posição dos dentes na arcada, a presença de próteses ou restaurações, etc.
Após o tratamento, o inchaço e a coloração de gengiva tendem a regredir em 7 a 10 dias, restabelecendo um aspecto rosa e mais firme dos tecidos.